Bitcoin

BITCOIN DETÉM $18K MESMO QUANDO O MNUCHIN ACABA COM ALGUNS FUNDOS RELACIONADOS À PANDEMIA

Bitcoin subiu na sexta-feira enquanto os comerciantes se recusavam a se curvar antes que Steven Mnuchin decidisse acabar com algumas das instalações de combate a crises da Reserva Federal.

O Secretário do Tesouro dos EUA fechou dois esquemas criados para comprar dívida corporativa, cinco outros programas lançados para emprestar a empresas de médio porte, também conhecidos como Main Street Lending Program, uma facilidade que emprestou a municípios estaduais e locais, e outra que apoiava títulos lastreados em ativos.

BITCOIN INABALÁVEL

Essas facilidades de empréstimo desempenharam um papel principal para tranquilizar os mercados financeiros, seguindo a rotina do mercado global de março de 2020. Ativos de risco, tais como ações, surgiram ao lado de cofres-fortes como o ouro, já que os comerciantes anteciparam dois resultados potenciais: que o Fed sempre apoiará o mercado de ações e que sua política expansionista debilitará o dólar americano.

Bitcoin, um ativo jovem que se move entre o cofre e o risco por comodidade, também surgiu incrivelmente contra a abordagem do Fed dovish. Entre março e este mês, a principal moeda criptográfica subiu em até 379,21%, superando o S&P 500, o ouro e outros comícios tradicionais do mercado.

As perspectivas de um programa de assistência encolhida pareciam em baixa para o Bitcoin. Mas seus riscos caíram em ouvidos moucos, pelo menos na sexta-feira, quando a moeda criptográfica subiu mais 2% antes do sino de abertura de Londres e Nova York, negociando acima de um nível de apoio chave de $18.000.

Seus mercados rivais não foram tão sortudos assim. Enquanto o ouro escorregou cerca de 0,2%, os futuros ligados ao índice S&P 500 caíram 0,45%, apontando para uma abertura depressiva quando o mercado americano abre.

Por outro lado, o dólar americano subiu marginalmente em 0,04% em relação à cesta das principais moedas estrangeiras.

COMPENSANDO OS FUNDAMENTOS

A decisão do Sr. Mnuchin de acabar com os programas de empréstimos de emergência do Fed, um grande pedaço dos quais permaneceu subutilizado, veio quando o presidente eleito Joe Biden ganhou uma vantagem sobre seu oponente republicano Donald Trump no Estado da Geórgia.

Krishna Guha, a vice-presidente da Evercore ISI, estragou a jogada do Secretário do Tesouro ao chamá-la de „politização imprudente da política de estabilização do mercado“. Ele observou que o Sr. Mnuchin estava se certificando de que não restaria dinheiro para seu sucessor sob o regime do Sr. Biden.

Enquanto isso, os analistas também ponderaram a possibilidade de que a administração Biden restabeleceria os programas de empréstimo após o juramento do Sr. Biden em 20 de janeiro. Eles precisariam iniciar novas facilidades de empréstimo, citando circunstâncias „incomuns e exigentes“ junto com o Fed.

Isso explica de certa forma por que até mesmo uma correção desvantajosa no ouro é menos monstruosa – e por que Bitcoin está agindo resilmente até o fim do próprio catalisador que o ajudou a impulsionar para $18.000 em novembro, contra $3.858 em março.

Assim, parece que a moeda criptográfica espera enfrentar uma viagem acidentada à frente, já que planeja re-testar seu recorde de 20.000 dólares. Sua tendência de alta poderá ser retomada após o juramento do Sr. Biden.